domingo, 28 de outubro de 2012


Domínio do PMDB em cidades onde há 2º turno deve cair.


O Jornal Estadão destaca que o resultados do 1.º turno e as mais recentes pesquisas de opinião indicam que o PT deve desbancar o PMDB como o partido mais influente nas cidades com pelo menos 200 mil eleitores, o chamado clube do 2.º turno. Esse grupo, formado pelos 83 maiores e mais ricos municípios, concentra cerca de 35% da população do País.
O PMDB costuma se sair melhor nos municípios menores. Nas eleições de 2008, porém, teve um desempenho atípico nas cidades grandes e passou a governar 26% dos eleitores do clube do 2.º turno, que na época tinha 77 integrantes. O partido ficou em primeiro lugar no ranking de eleitorado governado na época, à frente do DEM, que, graças à vitória em São Paulo, havia conquistado o comando de 20% do eleitorado dos 77 maiores municípios.
Agora, o indicador que revela o poderio dos peemedebistas nesses grandes centros pode até cair pela metade. Nos 83 municípios que atualmente têm mais de 200 mil eleitores, o partido deve comandar entre 13% e 15% do eleitorado, segundo indicam as últimas pesquisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário