Na melhor das intenções, Agripino sugere a Dilma que adote proposta elaborada pelo DEM em relação aos aeroportos.
![]() |
![]() |
Terminada a solenidade de assinatura da concessão para início das obras do aeroporto de SGA, com presença da presidente Dilma Rousseff, a governadora Rosalba Ciarlini recebeu representantes do Sindicato da Educação (Sinte), da Administração Indireta (Sinai), do Sindicato dos Servidores Técnicos da Secretaria Estadual de Tributação (Sintern) e representantes do Detran e Fundação José Augusto.
Na mesa de discussões, o enquadramento, implantação e pagamento dos Planos de Cargos Carreira dos servidores.
“Uma mesa permanente de negociação é muito importante para debater essas questões”, afirmou a governadora, que depois de enfrentar várias greves, decidiu mudar de postura e ela mesma sentar à mesa com representantes das categorias.
“Temos realizado o pagamento sempre em dia, dentro do mês, e vamos conseguir pagar o décimo terceiro do funcionalismo sem precisar recorrer a empréstimos ou adiantamento de receitas. Aos poucos as finanças estão sendo organizadas”, disse a Rosa Gove, que já agendou uma próxima reunião para 12 de dezembro.
Secretário de Administração da Prefeitura de Natal, Vagner Araújo foi parar nos Trends Natal na noite desta segunda-feira.
Tudo por causa da citação ao seu nome pela presidente Dilma Rousseff, durante cerimônia no aeroporto de São Gonçalo do Amarante.
Dilma contou a história do aeroporto, lembrando quando ela era chefe da Casa Civil do governo Lula:
“Um dia chega na minha sala a governadora Wilma de Faria com um rapaz que era secretário de Planejamento, chamado Vagner Araújo”…
Bastou.
A governadora Rosalba Ciarlini se reuniu agora há pouco, no Quartel da Polícia Militar com representantes da PM, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Secretaria de Segurança.
A reunião foi para discutir a Operação Verão no litoral do Estado com ações de prevenção, fiscalização, educação e repressão.
“Operação Verão grande e forte para promover uma estação de veraneio e férias com paz e segurança”, disse a governadora.
A Operação que terá ainda participação do Detran, Idema e Samu, começará agir na segunda quinzena de dezembro se estendendo até o final do carnaval.
O advogado Lauro Maia, filho da ex-governadora Wilma de Faria (PSB), disse em nota que está, mais uma vez, sendo usado para atingir politicamente sua mãe. Ele seu refere ao surgimento do nome na operação Sinal Fechado.
Confira a nota:
Fui surpreendido com mais uma acusação infundada contra mim, na recente operação realizada pelo Ministério Público Estadual, denominada “Sinal Fechado”.
Mais uma vez, são construídas ilações a partir de citações feitas ao meu nome por pessoas estranhas ao meu convívio social.
Novamente estou sendo acusado pelo Ministério Público, que faz uma série de adjetivações pejorativas a minha pessoa, por ter sido citado em conversas de terceiros, sem que exista sequer UMA prova idônea capaz de configurar qualquer prática de ilícito penal cometido por mim.
Mais uma vez estou sendo USADO para atingir politicamente minha mãe, a ex-governadora Wilma de Faria, a véspera de um pleito eleitoral.
É profundamente lamentável que alguns membros de uma instituição de credibilidade como o Ministério Público possa atribuir a mim, levianamente, práticas de fatos delituosos que jamais cometi.
Desde 2008, estou sendo caluniado, difamado e injuriado. Não tenho nada a esconder. A minha vida fiscal, patrimonial e bancária já está à disposição da Justiça. Espero, serenamente, que a VERDADE E A JUSTIÇA ao final prevaleçam.
Lauro Maia
Conexão potiguar - Alvo de ação do Ministério Público paulista por suspeita de irregularidades na inspeção veicular, Gilberto Kassab é citado também nos autos da operação Sinal Fechado, do Rio Grande do Norte, que resultou anteontem em doze prisões relacionadas a um esquema bilionário de desvio de recursos no Detran. Lá também a inspeção aparece entre os serviços fraudados.
Em conversas telefônicas de maio deste ano captadas com autorização judicial, o lobista Alcides Fernandes Barbosa, um dos detidos, diz negociar com o prefeito paulistano o afastamento da Controlar, concessionária do serviço na capital, de licitação congênere no RN.
Sabe com quem… – Em um dos telefonemas, quando lhe perguntam se poderia ser identificado como uma pessoa que “tem ligação com Kassab”, Alcides responde: “Não precisa, mas pode dizer que é um cara que já trabalhou com o Kassab quando ele foi secretário do Pitta. E pede que não deixe isso vazar para ninguém”.
…está falando? – Segundo os promotores, Alcides ligou em 25 de maio para o gabinete de Kassab, identificando-se como “a pessoa que tem a concessão da inspeção veicular no Rio Grande do Norte”. No dia seguinte, o lobista disse a um interlocutor que conseguira falar com o prefeito e que a conversa fora “muito boa”.
Q.I. – Quem viu de perto a articulação que colocou João Faustino, preso na operação Sinal Fechado, na suplência do senador José Agripino (DEM-RN) afirma: José Serra trabalhou intensamente para que isso ocorresse.
A governadora Rosalba Ciarlini aproveitou a convenção do Democratas (DEM) de Carnaubais que elegeu Dinarte Diniz como presidente do diretório municipal, nesta sexta-feira, 25, para reafirmar que vai ser intolerante com quem praticar ou silenciar diante da corrupção. “Se começarem a dizer que estão metendo a mão aqui ou acolá e quem souber não me contar, vou considerar conivente”, alertou a governadora.
Dizendo que sua carreira política foi marcada pelo zelo com o dinheiro publico, Rosalba afirmou repetidas vezes, que não vai consentir qualquer ato desonesto. “No meu governo não aceito improbidade, doa a quem doer”.
“Fui prefeita três vezes, senadora da Republica durante quatro anos, e ando de cabeça erguida. Tenho as mãos limpas. Mãos de trabalho. Comecei o governo assim e vou terminar desse jeito”, avisou.
Quando disse em nota assinada por ela que há nove meses os fatos anunciados na chamada Operação “Sinal Fechado” são objeto de investigação do Ministério Público Estadual que, não incluiu o seu nome na relação dos acusados e não pediu qualquer medida contra sua pessoa, e que a má fé se caracterizou quando indagado pela imprensa durante entrevista coletiva, sobre as acusações objetivas contra sua pessoa, um representante do Ministério Público limitou-se, de forma precária, a dizer que não há provas contra ela, a ex-governadora do Rio Grande do Norte Wilma de Faria, não só colocou em dúvida a serenidade do MP como também botou uma saia justa nos promotores que investigam o caso.
Wilma de Faria foi enfática ao dizer que o envolvimento do seu nome “é um ato de absoluta má fé”. “Não sou ré e as 189 laudas da petição do Ministério Público mostram que não sou. Nã há na peça acusatória nenhuma denúncia que exija de mim pelo menos uma explicação”.
E foi mais além ao desafiar os promotores de Justiça do estado a provarem qualquer envolvimento dela nas denúncias de recebimento de propina ou de conivência com lobistas.
Está certo sim dona Wilma, pois que o promotor de Defesa do Patrimônio Público, Eudo Rodrigues Leite, foi contraditório ao informar à imprensa que o MP não tinha requisitos técnicos que embasassem o pedido de prisão preventiva ou temporária dos ex-governadores Wilma de Faria e Iberê Ferreira de Souza, e que por isso dificilmente se encontrariam provas contra principalmente a ex-governadora.
Dito isto, é bom agora que os promotores de Justiça se pronunciem ou fica o dito pelo não dito, o que para a opinião pública vai ficar a impressão de que a ex-governadora está mesmo com a razão. A conferir!
Após sentir dores no peito, o suplente de senador João Faustino, preso no Comando Geral da Polícia Militar, foi transferido para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital São Lucas, no Tirol, Zona Leste da capital.
De acordo com informações da Polícia Militar, ele teria sentido as dores dentro do alojamento no qual está recluso e foi atendido por uma equipe médica ainda no Comando Geral da PM.
A defesa de Faustino havia impetrados anteriormente dois habeas corpus pedindo relaxamento da prisão alegando que o suplente é acometido por problemas cardíacos. As solicitações foram negadas.
A equipe médica que atendeu João Faustino optou por transferi-lo para uma unidade de saúde. João Faustino é o segundo que deixa a detenção por problemas de saúde. Antes, Gilmar da Montana também foi submetido a tratamento médico para intervir em crise gástrica. Faustino tem 69 anos e já foi submetido a duas intervenções cirúrgicas.
O desembargador em substituição, Herval Sampaio, negou o pedido de Habeas Corpus impetrado em favor do ex-deputado federal João Faustino Ferreira Neto e Marcus Vinícius Saldanha Procópio. O magistrado alegou que, de tão exíguo, o tempo da prisão temporária (cinco dias) não é capaz de acarretar sérios prejuízos aos pacientes.
O magistrado ressaltou que a juíza da 6ª Vara Criminal, Emanuella Cristina Pereira Fernandes, “teve o cuidado de pormenorizar em concreto cada uma das prisões temporárias deferidas, tanto é verdade que indeferiu uma justamente por não encontrar o liame necessário que justificasse a medida, logo parece imprescindível para as investigações que os pacientes continuem presos”.
Ele disse ainda que a prisão se faz necessária, pois o caso diz respeito à existência de uma suposta organização criminosa muito bem estruturada, constituída por pessoas influentes no RN que podem interferir na busca de elementos probatórios. Além disso, a análise do material apreendido até o momento pode implicar na realização de outras diligências, tendo em vista a possibilidade do surgimento de novas provas, o que justifica a manutenção da prisão.
Também foi negado o pedido de prisão domiciliar formulado em favor de João Faustino, sob o argumento de que, embora se trate de pessoa idosa e acometida de cardiopatia grave, o breve período da prisão, aliado a possibilidade de se continuar o tratamento – feito a base de medicamentos – não vai comprometer a saúde do paciente. Ressaltou ainda que “a substituição da prisão domiciliar não é cabível em prisão temporária, sob pena do objetivo da mesma perder o seu sentido”.
O pedido de Habeas Corpus foi impetrado na tarde de ontem (24). O processo foi distribuído, por sorteio, para a Desembargadora Maria Zeneide Bezerra que alegou suspeição, por motivo de foro íntimo, para o julgamento do HC.
Durante seu depoimento ao Ministério Público, o empresário Gilmar da Montana (foto: Tribuna do Norte) confirmou que as comissões dos ex-governadores Wilma de Faria e Iberê Ferreira, ambos do PSB, receberiam no esquema da inspeção 15% de comissão cada um. Além disso, o próprio empresário receberia mais 10% e o ex-deputado João Faustino receberia outros 10%.
Ontem (24), Gilmar (dir) sentiu-se mal por 20h30, quando estava detido no Comando da Polícia Militar. Ele foi atendimento pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com pico de pressão arterial, sendo encaminhado ao Hospital do Coração.
Prisão de Wilma e Iberê
Segundo o promotor de Defesa do Patrimônio Público, Eudo Rodrigues Leite, a prisão de Wilma de Faria e Iberê não aconteceu por falta de provas do recebimento de propinas. “Não tínhamos requisitos técnicos que embasassem o pedido de prisão preventiva ou temporária”, disse o promotor.
Curiosidade que acorda muita gente nesta quinta-feira turbulenta…
O que fazia o suplente do senador José Agripino, João Faustino Ferreira, no processo de implantação da questionada inspeção veicular que o levou à prisão?
O que se sabe é que os envolvidos – pelo menos o que a imprensa mostrava quando denunciava – faziam parte do governo passado, do qual João fazia oposição…
Curiosidade…
João já foi deputado federal, candidato a governador do Rio Grande do Norte e a prefeito de Natal, assessor do ex-governador de São Paulo, José Serra, coordenador da campanha do tucano a presidente da República, suplente do senador Garibaldi Filho tendo assumido por 4 meses o Senado, durante a última campanha de reeleição de Gari, e atualmente é suplente de José Agripino.
Em maio de 2010, o empresário Edson Faustino, filho de João, também foi preso. Apontado como envolvido num esquema de desvio de emendas, ele foi preso pela Polícia Federal em São Paulo, na Operação João de Barro, e levado para um presídio de Belo Horizonte.
Hoje cedo João estava em casa, no edifício Bello Monte (o mesmo onde mora o deputado Henrique Alves), quando foi surpreendido com a chegada de membros do Ministério Público e da Polícia Militar.
OPERAÇÃO DA PM PRENDE O SUPLENTE DE AGRIPINO
O tucano João Faustino, suplente do líder do DEM no Senado, José Agripino (DEM-RN), foi preso nesta quinta-feira na Operação Sinal Fechado da Polícia Militar e Ministério Público do RN.
A operação expediu 11 mandados de apreensão e 17 mandados de busca e apreensão para investigar suspeitas de crimes relacionados a expedição de documentos por Detrans e em procedimentos como inspeção veicular.
Além do suplente, foram presos na operação empresários e funcionários. Há mandados expedidos em outros Estados, como São Paulo e Rio Grande do Sul.
Faustino já chegou a exercer o mandato de senador em 2010, quando era suplente de outro potiguar, o hoje ministro Garibaldi Alves (PMDB). Também já foi deputado federal.
Tem gente falando pelo deputado Felipe Maia (DEM) com interesse na candidatura dele.
Mas…quem fala direto com Felipe, ouve dele que não está disposto a enfrentar a disputa pela Prefeitura de Natal.
Foi o que disse o deputado ao suplente e prefeitável assumido, Rogério Marinho.
Os dois conversaram sobre o assunto na sexta-feira.
A Rogério, Felipe repetiu a ladainha que vem tocando: não será candidato.
Ladainha que na última conversa com o Blog, mudou de ritmo: “O futuro a Deus pertence”, disse Felipe ao Blog depois de meses entoando a ladainha do ‘não sou candidato’.
O jornalista Ari Cunha, que mantém a coluna “Visto, lido e ouvido”, no jornal Correio Braziliense, elogiou hoje a postura do ministro da Previdência, Garibaldi Filho.
Eis a nota:
Figura pública
Estava conversando com Jaime Freire, de Mossoró, sobre a família Garibaldi Alves. Uma observação surgiu. O ministro da Previdência conseguiu, com sua simpatia e transparência, conquistar a admiração de pobres e ricos do país.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) anunciou, nesta quarta-feira (23), os nomes das faculdades de Direito de todo o Brasil que são recomendadas pela entidade. Dos 1.210 cursos de direito existentes no país, somente 90 deles receberam o Selo OAB, que é a recomendação da entidade. No Rio Grande do Norte, apenas três foram indicadas.
Para a avaliação do selo é necessário que pelo menos 20 alunos da faculdade tenham sido submetidos ao exame da OAB nos últimos três anos. Com isso, o número de faculdades que poderiam receber o selo caiu para 791.
No estado, apenas a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN/Mossoró) e Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (Farn) foram recomendados pela OAB.
Cinco anos depois, me sinto completo idiota por ter sido leal e ido à justiça me defender e a @wilmadefaria Advogado Erick Pereira está vivo;
Cinco anos atrás, processei indíviduo que, publicamente me agrediu e a então governadora @wilmadefaria nos chamando de ladrões do foliaduto;
Cinco anos depois, vejo @wilmadefaria em coluna social com o dito-cujo. Mereço ou não mereço uma cangalha? Aceito também chapéu de otário. Fui.
Do Território Livre
![]() |
Os gols do alvirrubro foram marcados por Wanderley e Max ainda no primeiro tempo, enquanto que Rafael Oliveira no início do segundo tempo descontou para o Paysandu. O alvirrubro ainda desperdiçou um pênalti com Wanderley aos 45 minutos do segundo tempo, mas segurando a pressão conseguiu a vitória.
Com o resultado, o alvirrubro chegou aos 9 pontos na segunda colocação atrás apenas do CRB-AL com 12. Com isso o América, se juntou ao CRB-AL, Ipatinga-MG e Joinville-SC no G-4.
A festa alvirrubra promete tomar contar da cidade e entrar pela noite, com concentração na Praça Cívica, em Petrópolis.
O JOGO
Encarnando o espírito de decisão e a inflamação da torcida, o América partiu pra cima do Paysandu. Logo aos 10 minutos, Wanderley mostrou oportunismo e desviou passe de Norberto dentro da pequena área e marcou o primeiro gol do Mecão.
Aos 11 minutos, o Papão assustou quando Rafael Oliveira marcou de cabeça mas ele estava impedido e o gol foi anulado. Aos 13, Juliano cobrou falta perigosa para o Paysandu que raspou a trave de Fabiano.
O América saiu em rápido contra-ataque e aos 27 minutos ampliou o marcador com Max que aproveitou rebote e tranqüilo empurrou para as redes. O alvirrubro seguiu dominando o jogo e quase fez o terceiro.
Na segunda etapa, o Papão foi em buca do prejuízo e aos 7 minutos após falha desastrosa de Fabiano, a bola sobrou para Rafael Oliveira que sozinho descontou para o Paysandu.
O América respondeu com Wanderely aos 9 minutos que desperdiçou boa chance dentro da grande área. O Paysandu pressionou, mas a zaga do América não vacilou e afastava o perigo.
Aos 45, o alvirrubro ainda desperdiçou um pênalti com Wanderley que cobrou pra fora. Nos minutos finais, a pressão do Paysandu ainda foi grande, mas o Mecão garantiu a vitória e o acesso.
Homenagens e homenagens na abertura do VII Encontro da Justiça Militar e o Combate à Degradação Ambiental, que debaterá assuntos como Meio Ambiente e Energias Renováveis, e o Novo Código Florestal Brasileiro.
Medalhas de Mérito Judiciário Militar foram entregues à governadora Rosalba Ciarlini, ao deputado federal Felipe Maia, à juíza Lena Rocha e ao secretário da Casa Civil da Prefeitura de Natal, Kalazans Bezerra.
“Mesmo com menos de um ano de trabalho à frente do governo do RN, a governadora Rosalba Ciarlini é merecedora da homenagem pelo seu exemplo de trabalho sério pelo meio ambiente desde sua atuação como senadora da República”, disse o juiz Jarbas Bezerra em seu discurso.
A Prefeitura do município potiguar de Lagoa Nova admite: o lixo hospitalar da cidade era coletado pela equipe de limpeza pública…
Mas agora, a partir de um contrato com uma empresa especializada, a mesma que atua em Currais Novos, o lixo hospitalar passa a receber o tratamento final adequado e será levado para aterros específicos ou incinerados pela própria empresa coletora.
Segundo o diretor do hospital Val Araújo, também foi construído no hospital um local para armazenamento correto do lixo.
E o deputado Henrique Alves que não é besta nem nada, articula 2012 juntando as peças para 2014.
Louco para liquidar a fatura logo no primeiro turno, juntando todos os partidos da base aliada em torno da candidatura do PMDB – já comemora até o fato de dispor de 8 minutos de TV, somados os tempos do PMDB, PR e DEM – tenta agradar o deputado Rogério Marinho.
Henrique não quer Rogério na Prefeitura, mas sonha com o voto-apoio dele à sua candidatura ao Senado, e mais: à sua candidatura a presidente da Câmara Federal.
Por isso, em entrevista à imprensa hoje, diz que a união da oposição em torno de um nome seria bom logo no primeiro turno…mas como as candidaturas já foram postas, e aí ele cita Rogério, a união só deverá acontecer no segundo turno.
Sacou?
O PMDB já vai realizar em Natal no dia 18 de novembro um encontro de nível estadual. Encontro irá acontecer na sede do América Futebol Clube, a partir das 16 horas.
Durante o evento será lançada a pré-candidatura do deputado estadual Hermano Morais à Prefeitura de Natal em 2012.
Evento contará com as principais lideranças do PMDB no Estado. É possível também que lideranças do partido em nível nacional participem do encontro.
Números que assustam. O Rio Grande do Norte tem cerca de 300 mil diabéticos. E o que é pior de tudo isso é que uma quantidade grande das pessoas não sabe que a doença pode causar sérios problemas como danos renais, cegueira e amputações. A estimativa é de que 8% da população brasileira tenha a doença.